Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tratamento de cólica dos bebés, recém-nascidos

Para poder agir é importante começar por encontrar a causa provável do mal-estar da criança. Conselhos para as mães:
  • Se o seu bebé engole bastante ar, mantenha-o direito, o torso mais alto que as pernas durante a mamada. Esta posição permite ao bebé libertar melhor o excesso de ar que engoliu (arrotar, leite em superabundância).
  • Também é possível que o bebé faça uma reacção a um alimento que a mãe tenha absorvido. Tente saber qual foi o alimento e evite ingeri-lo nos próximos tempos (alimentação da mãe).
  • Reveja o seu modo de vida. Evite stress e frenesim inúteis, de modo a poder criar, no meio de uma atmosfera calma e relaxante, momentos tranquilos de reencontro com o seu filho.
  • Tente descobrir o que, na fase actual da sua vida, lhe parece o mais importante, e oriente-se de acordo com essa prioridade. O seu bebé tem necessidade de uma mãe serena.
  • Massagem: massaje suavemente, com as mãos quentes, o ventre do bebé no sentido dos ponteiros do relógio, que também é o sentido dos intestinos. O efeito benéfico aumenta se utilizar óleos de cominhos para esta massagem.
  • Calor: um banho quente também pode ajudar. Leve o bebé consigo para a banheira familiar e deixem-se ambos descontrair. Uma compressa quente e húmida ou um saco de água quente (com muita prudência!) também podem levar ao relaxamento.
  • Movimentos rítmicos: um passeio num compasso rápido e ritmado, de preferência ao ar livre (num sacocanguru, envolto num xaile), tem um efeito calmante, favorecendo também a evacuação dos ventos. Também pode ajudar o seu bebé embalando-o no seu berço ou numa cama de rede, ou ainda ao passeá-lo nos seus braços.
  • Cobrir ou despir: alguns bebés reencontram a serenidade quando os envolvemos de forma levemente apertada num cobertor fino ou num xaile. Outros sentem-se melhor quando estão despidos e podem espernear todos nus.
  • Necessidade de mamar: a satisfação de uma necessidade de sucção (sem acrescento de outro alimento) pode, igualmente, ser um factor de relaxamento. Numerosos bebés digerem melhor se a mamada não for interrompida por uma troca de mama. Ofereça, portanto, a segunda mama apenas após  o bebé ter largado a primeira por ele próprio.
  • Pense em si de vez em quando: liberte-se das grandes contrariedades do dever maternal que muitas vezes se impõe a si mesma ou que outros lhe tentam impor. A perfeição não existe neste mundo e você sabe bem que faz o seu melhor.