Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tratamento da Cólica Menstrual

A consulta a um médico ginecologista é imprescindível para estabelecer a causa da dor e o tratamento adequado para cada paciente. Se a paciente desejar, o tratamento pode ser através do uso de anticoncepcional oral, cuja eficácia é de até 90%. Os anti-inflamatórios não esteroides também são utilizados para redução da dor. Eles bloqueiam a produção de prostaglandinas que são responsáveis por aumentar o efeito produtor da dor. É muito importante que eles sejam tomados logo ao primeiro sinal de menstruação ou dor, o que vier primeiro. São eles: ácido mefenâmico, cetoprofeno, ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco. Medicamentos antiespasmódicos, como o butilbrometo de escopolamina, também podem ser 
usados para diminuir as contrações do útero e, assim, diminuir a dor.
A utilização de anti-inflamatórios não esteroides não deve ser feita em pacientes com sensibilidade às drogas, com passado de úlcera péptica ou de sangramento gastrintestinal.