Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cólica renal

A cólica renal é uma das urgências urológicas mais frequentes, exigindo diagnóstico rápido e preciso, além do tratamento terapêutico eficiente.
Tem início súbito, geralmente unilateral, e é seguida por náuseas e vômitos. Pode irradiar-se, de acordo com a localização de seu agente causador, para o abdômen e a virilha. 
A causa mais comum é o cálculo urinário. Dependendo de sua localização (rim, ureter distal, médio ou proximal e bexiga),tem-se um conjunto de sinais e sintomas a serem avaliados pelo urologista.
Basicamente, a dorsofrida pelo paciente advém do aumento de pressão dentro do sistema urinário, isto é, a urina não cessa de ser produzida pelos rins, mas a drenagem da mesma pode ficar totalmente comprometida pela obstrução causada pelo cálculo. Assim, com esse aumento de pressão, há distensão da cápsula que envolve os rins e é ricamente inervada, originando uma dor intensa no lado afetado.