Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cólica Menstrual

Cólica Menstrual ou Dismenorreia é definida como dor pélvica associada à menstruação, constituindo uma das queixas ginecológicas mais frequentes. Sua incidência é de até 72% em mulheres com idade de 19 anos.
A dismenorreia pode ser classificada em primária ou secundária.
A dismenorreia primária ocorre na ausência de doenças pélvicas, enquanto a secundária é consequência de uma doença pélvica associada, como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica.
A dismenorreia primária geralmente se inicia entre o segundo ou terceiro ano após a primeira menstruação, coincidindo com o início dos ciclos ovulatórios. Com a queda dos níveis de progesterona ao final dos ciclos, existe uma maior produção de prostaglandinas diretamente relacionadas à gênese da dismenorreia.
Sua duração costuma ser inferior a 48 horas e, ocasionalmente, pode estender-se além de 72 horas.
A dor é de natureza espasmódica ou em cólica, acompanhando o início do fluxo menstrual ou precedendo-o em algumas horas. Podem existir outros sintomas associados, como: dor nas costas, náusea, vômito, diarreia, cefaleia e fadiga.