Informação sobre cólica, causas, sintomas e tratamento da cólica, identificando o diagnóstico da cólica menstrual, intestinal, renal e as cólicas em bebés, identificando formas de promover a sua prevenção ou de diminuir a sua ocorrência e intensidade.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cólica intestinal

A cólica intestinal se apresenta como uma dor de forte intensidade na região abdominal que pode ser acompanhada por diarreias ou por contrações intensas. Pacientes que sofrem de cólicas intestinais relatam que sentem como se algo estivesse “se retorcendo” dentro da cavidade abdominal.
Ela pode aparecer em decorrência da Síndrome do Intestino Irritável, verminoses, má alimentação,constipação intestinal, entre outros fatores. A alimentação em excesso pode prejudicar o peristaltismo intestinal, fazendo com que as contrações sejam espasmódicas, provocando a dor.
Nos bebês, a cólica está relacionada ao amadurecimento neurológico do bebê. Até ele completar três meses, o sistema nervoso ainda não coordena os movimentos peristálticos do intestino. A cólica surge das contrações irregulares da parede intestinal.